Oh lá lá, tenho um website novo!!!

A excitação de ter um website novo para a nossa empresa/negócio traz consigo enormes expectativas. Vai mostrar tudo o que somos capazes de fazer/oferecer, ficar lindíssimo e gerar imenso negócio.

Sim! O site da nossa empresa ou projeto serve mesmo para isso. Serve para trazer notoriedade ao nosso negócio. Mostrar o que temos para oferecer aos nossos clientes. Serve para posicionar-nos neste universo de ofertas, por vezes tão competitivas. Serve para mostrar quem somos e no que somos diferentes. Vamos dar motivos para que nos escolham e não aos nossos concorrentes.

Claro que para que isto aconteça, o design e a construção do novo site deve ser feito de forma profissional. A nível técnico é impreterível que garanta uma resposta eficaz a todos os requisitos relevantes.

É assim que trabalhamos os websites dos nossos clientes (e dos nossos amgos):

O pontapé de saída é a análise do espaço digital e dos motores de busca na área de negócio do cliente:

– Quais as pesquisas que as pessoas fazemq uando procuram este produto ou serviço? Quais os termos e as palavras chave que usam?
– Quais os websites da concorrência com mais notoriedade nos motores de pesquisa? Porque é que aparecem nas primeiras posições das pesquisas? Quais as palavras chave que indexam?

Com esta análise feita temos as linhas de orientação para criar o copy dos conteúdos e desenhar uma árvore de navegação relevante. Assim garantimos uma melhor indexação.

SEO e UX/UITalvez não se tenha lembrado disso, mas um website é visto e lido de diferentes formas conforme quem visita as suas páginas.


Os seus clientes vão ver o website e percorrê-lo se o acharem interessante. Temos de garantir que a sua experiência será excelente. O site é rápido, as navegações são óbvias, a estrutura de conteúdos é simples e rapidamente achamos o que precisamos. Apesar dos nossos clientes serem especialistas em áreas que muitas vezes nunca trabalhámos, a nossa experiência a desenhar os fluxos de navegação e a usabilidade do website é uma mais valia que trazemos para cima da mesa nesta fase do processo.
 
Os crawlers (robots de pesquisa) como o Googlebot vão ler e percorrer o seu website de forma distinta das pessoas. Estes não olham para a beleza das imagens, mas lêem o código escrito que constrói a página. É por isso que ao montar um website é importante desenhar o mesmo para estes visitantes digitais. Eles devem perceber a hierarquia da informação que mostramos. Têm de perceber qual a informação mais importante e qual o nome dos produtos ou serviços que estamos a oferecer. Por isso, na montagem das páginas do site, devemos classificar de forma diferente os textos que lá escrevemos. Só assim os motores de busca vão perceber que quando alguém procura algo específico, o nosso site oferece exatamente o que a pessoa pesquisou.