Verificação está mais fácil, diz o Instagram!

Na teoria são boas novidades, na prática vamos ver. Através de uma publicação no seu blog, a equipa do Instagram avançou que está a tornar o processo mais simples, rápido e linear.

Nos últimos meses a empresa fez atualizações no processo. Clarificou os documentos que precisam de ser enviados, assim como os requisitos base. Visa trazer mais transparência e entendimento sobre o processo. Refere ainda que os requisitos são consistentes no Facebook e Instagram.

O que é a verificação?

A essência da verificação é facilitar a perceção das pessoas. Um facilitador que lhes transmite a autenticidade das páginas e perfis que procuram.

Para o Instagram o selo de verificação não é um símbolo de importância, mas sim um símbolo de autenticidade e confiança. Isto é o que eles argumentam.

Reprodução da imagem usada no blog do Instagram.

Como verifico a minha página?

Para conseguir o selo de verificação, o blue badge (selo azul), devemos seguir religiosamente os Termos de Uso e Guias de Comunidade. Para concluir o processo, a plataforma pede que seja garantidos as seguintes exigências:

  • A nossa conta deve representar uma pessoa real, negócio ou entidade registada.
  • O perfil deve ser a única presença da pessoa ou negócio que representa. Entidades notáveis (por exemplo, animais ou publicações) também são elegíveis.
  • Apenas uma conta por pessoa ou negócio será verificada, com a exceção de vários países/línguas.
  • A conta deve ser pública e ter uma bio, foto de perfil e, pelo menos, uma publicação.
  • A conta deverá representar uma pessoa, marca ou entidade muito conhecida e bastante pesquisada.

O Instagram acrescenta que existem múltipas maneiras novas de verificar contas. Uma nota, o advertising e a promoção de conteúdo não é uma delas.

O que significa a verificação e o que NÃO significa?

Autenticidade e credibilidade. De uma forma simples é isto. Para quê complicar? Não é estatuto ou importância, sustenta a empresa.

Para garantir a imparcialidade no processo de verificação, a imprensa desempenha um papel importante. A pessoa ou marca está a desempenhar um papel culturalmente ativo e relevante? A pessoa ou entidade é viral ou muito importante para a comunidade em questão? Isso é determinante, daí o Instagram no seu novo formulário pedir links de imprensa.

O artigo refere também que o algoritmo não beneficia as contas verificadas, nem no alcance, nem onde o conteúdo é mostrado.