Depois da Apple ter anunciado a App Tracking Transparency para a atualização 14.5 do sistema operativo iOS, todos os alertas soaram alto no Facebook.
Para atenuar o impacto, a equipa de Mark Zuckerberg colocou em prática várias medidas que servirão para os anunciantes se prepararem para o ‘apocalipse’ que aí vem. Claro que estamos a ser exagerados, ninguém sabe ao certo o impacto que isto irá ter.
Uma das alterações mais significativas é a necessidade de cada anúncio ter um domínio selecionado para medir as conversões.
O Facebook vai passar a usar a Medição de Eventos agregada. Esta funcionalidade necessita de um domínio onde queremos que as conversões ocorram. Por exemplo, no caso de vendermos algo no nosso site, o domínio a verificar seria ohmydigital.pt.
A verificação é exigida para garantir que o negócio em questão tem autoridade para definir quais são os 8 eventos de conversão elegíveis nos domínios. Esta propriedade permite controlar a edição dos Links e outros conteúdos, evitando, desta forma, o seu uso indevido. Nomeadamente as fake news ou perfis falsos.
É necessário um acesso máximo, ou seja, de administrador, para no Gestor de Negócios termos acesso ao Domínio e poder verificá-lo.
Como fazer a verificação?
Entra em Definições de Negócio do Business Manager do teu negócio e clica no menu Segurança de marca. Irão surgir duas opções: Domínios ou Listas de Bloqueio. Escolhe a primeira.
Clica em adicionar e escreve o nome do teu domínio. Depois clica no botão adicionar domínio.
O passo seguinte é um dos mais relevantes. A plataforma oferece 3 possibilidades para verificação. São elas:
- Meta-tag Verification: consiste na instalação, como o próprio nome indicada, de uma meta-tag na secção header da homepage do site em questão.
- Ficheiro HTML: talvez o mais complicado. Exige o acesso de Administrador à pasta raíz do site. Esta opção verifica o domínio de imediato.
- TXT DNS: esta opção envolve o registo txt DNS no alojamento do domínio. Visa comprovar a propriedade do domínio. Poderás ter necessidade de contactar a equipa de programação para fazer este passo. Esta verificação pode demorar até 72 horas para ficar disponível.
Tanto a primeira como a terceira opção necessitam que cliques posteriormente no botão verificar para confirmar a verificação. Se estiver ok, a bolinha vermelha ao lado do domínio irá agora estar verde.