Agência de marketing digital: como escolher?

Escolher uma agência de marketing digital pode parecer uma tarefa difícil e subjetiva, mas existem check points que deverá sempre ter em conta. Numa altura em que o comércio e os negócios são cada vez mais digitais e acontecem no mobile, esta é uma escolha sensível. Esteja atento a estes 7 detalhes!

1. Especialização

Indispensável! É, muito provavelmente, o check point mais importante.

O marketing digital é um mundo onde o conteúdo e a aprendizagem nunca terminam. A experiência é muito importante, mas a atualização e versatilidade são o alimento dos profissionais. Uma agência de marketing digital é um comboio em andamento e todas as paragens são determinantes.

Se procura uma agência especialista em PPC ou Social Media é importante pesquisar os serviços, portfólio e especialidade dos seus profissionais. Especialmente no serviço que pretende contratar.

Na Oh My Digital os nossos profissionais estão em formação contínua. 20% do seu tempo é dedicado a desenvolver e otimizar as suas competências. Desde modo são uma ajuda mais eficaz e rentável para os nossos parceiros.

2. Objetivo

A performance e o aumento de vendas online são o seu principal objetivo? Procure uma agência de marketing digital que olhe de uma forma omnicanal para a conversão. Seja através de Google Ads, Facebook Ads, Email Marketing ou construção de funis de venda. É importante perceber a elasticidade que a agência escolhida de marketing digital tem no campo da conversão.

Em suma, tenha bem presentes os seus objetivos quando procura uma solução. Quanto mais concreta for a intenção, mais fácil será a resposta. Neste caso, a contratação de uma agência de marketing digital para colaborar com o seu negócio.

Os serviços que a OMD disponibiliza!

3. Filosofia de trabalho

Conhecer a filosofia de trabalho da agência de marketing digital a contratar é um bom indicador.

O marketing digital é uma área que envolve criatividade, talento e networking. Empresas que criam um ambiente perfeito para estes 3 vectores fluírem são mais eficazes. Na Oh My Digital o tempo é uma métrica à qual damos muita atenção. Se conseguimos fazê-lo em duas horas, não iremos fazê-lo em dois dias.

Aquilo que acreditamos em 10 pontos. Veja aqui!

4. Testemunhos e críticas

Caso tenha essa possibilidade, procure saber qual é a dinâmica entre a agência de marketing digital que está a ponderar e os seus atuais clientes. Os pontos fortes, as dificuldades e a experiência em si. Assim terá algumas noções prévias sobre o que esperar.

Uma dica. Não dê demasiada importância ao marketing da própria empresa. Muitas agências de marketing que conheço, super competentes, descuram a sua própria casa, por estarem super focados nos seus clientes.

5. Saber delegar…

Normalmente as agências de marketing digital que se focam nas suas maiores competências e delegam os restantes serviços são mais confiáveis. Exemplo: uma agência digital que aceite todo o trabalho apenas e só por questões financeiras poderá comprometer uma entrega de qualidade.

Na Oh My Digital este é um tema estrutural. Trabalhamos com uma rede de parceiros que nos permitem uma resposta sólida e transversal aos briefings. Se assim for necessário, temos parceiros experientes nas áreas de streaming, vídeo, PR ou Data Intelligence. Acreditamos que a criatividade é melhor quando partilhada.

É por isso que somos fundadores de uma cooperativa de criativos. A Co-Op Creatives!

6. Preço

Quando chegamos a este factor, devemos olhar sempre para o briefing e os entregáveis que são responsabilidade da agência digital. Se é pedido a gestão de redes sociais e PPC, o preço deverá ter em conta o tamanho da conta, o número de pessoas que serão alocadas ao cliente e o investimento em campanhas pagas. As agências que têm um preço mais agressivo, por norma acumulam mais clientes nos seus profissionais. Acabam por não prestar a atenção a tempo inteiro e mais dedicada que uma agência menos pressionada alocará.

Ser o mais rentável possível. Esta é a visão da Oh My Digital como agência de marketing digital. Gostamos de trabalhar clientes que valorizam o trabalho que é feito e que esperam resultados. É essa adrenalina que nos move.

7. Métricas

Último ponto, mas um dos mais relevantes. Escolha uma agência que reporte de forma pormenorizada todas os KPI’s definidos à partida. A estratégia está a funcionar? O que irá ser feito para otimizar os resultados? Quais os passos a seguir? O cliente deve ser parte ativa no processo e ter os dados filtrados pela agência de marketing que escolhe.