O iOS15 chegou e trouxe o Outono com ele!

O sol radiante, a esplanada e os loucos dias de verão todo o ano acabaram para os anunciantes. Se o iOS 14.5 já tinha sido uma tempestade, o iOS 15 promete dias ventosos e muito intensos.

O update mais recente da empresa de Tim Cook volta a incidir na questão da privacidade. A Apple refere que o iOS15 facilita o utilizador de ver melhor de que forma as apps acedem aos seus dados, impede a recolha de dados indesejada e ajuda a controlar as partilhas.

Esta é a questão com duas opções que a Apple mostra aos utilizadores dos seus dispositivos.

  • Proteja a atividade de email. Esconda o seu endereço de IP e carregue de forma privada todo o conteúdo remoto.
  • Não proteja a atividade de email – mostre o seu IP e carregue o conteúdo remoto no seu dispositivo.

É altamente provável que haja uma taxa elevada de Opt-Ins. A forma como a pergunta está elaborada, bem como a linguagem envolvida sugerem esse resultado. Basta ver o que aconteceu com a App Tracking Transparency para percebermos que o cenário não será famoso.

Existem 2 alterações fundamentais:

App Privacy Report

  • Relatório de privacidade das apps

O iOS15 irá permitir aos utilizadores ver as permissões concedidas, os domínios de outras empresas que contactam e os contactos recentes que estabeleceram.
 
 
  • Mais privacidade nos emails

A ocultação do endereço IP irá evitar que os remetentes possam associá-lo a outra atividade online ou determinar a localização. 

Será um quebra cabeças para o email marketing, uma vez que impede que os remetentes vejam se e quando abriu os emails que recebeu.

Qual será o impacto no email marketing?

A Apple corta uma das principais métricas para medir a eficiência do email marketing: a Taxa de Abertura.

Esta medida terá um impacto significativo. Exige aos anunciantes que sejam mais certeiros e específicos com a informação que recolhem.

Mas não só. O impacto irá sentir-se em 3 direções.

  1. A proteção do email irá eliminar a precisão com que se rastreia a Taxa de Abertura.
  2. O email será ocultado quando os utilizadores estiverem a navegar no Safari. A Apple irá basear-se no princípio por trás da VPN para esconder os nossos emails. Isto elimina a capacidade de usar a geolocalização para enviar emails.
  3. A opção de esconder o email irá potenciar a utilização de emails falsos.
 Conclusão
Mudanças implicam adaptações. Trabalhar numa área que se renova a cada instante terá sempre este equilíbrio. O email marketing continuará a ter um peso imprescindível nas estratégias de marketing e na maneira como chegamos às nossas audiências, apenas teremos de o fazer de forma diferente.